Artigos

Gestão por Indicadores na Hotelaria Hospitalar

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Gestão e higiene de enxovais

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Manual de Higiene e Limpeza.

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Manual para lavanderias - A revolução na arte de lavar 2a. edição

A Revolução na arte de lavar. Um livro que aborda as principais fases e insumos da lavanderia.

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010 - Terceirização - Vantagens e Desvantagens. Como? Onde? Quando? Qual?

3 perguntas: A primeira foi: Qual a principal vantagem para quem decide terceirizar? A segunda foi: é mais barato terceirizar ou não? Quando decidir sobre o que terceirizar? Esse tema nos remete a um dilema sobre como decidir sobre o que é melhor para uma instituição. Escolho preço ou custo? Custo nos remete a produtividade, desempenho e qualidade para o resultado a ser entregue. Preço não é a melhor avaliação para o resultado pretendido. Prof. Roberto: Exato. Os indicadores darão o norte para as duas partes atuarem adequadamente. E estes parâmetros poderão gerar o alinhamento tão necessário entre estas duas partes. E exatamente essas mesmas ideias valem para as outras contratações na hotelaria: SND, Lavanderia, Portaria e tantos outros... Prof. Boeger: Sem dúvida. E também não podemos nos esquecer de desenvolver uma matriz e responsabilidade contendo definições importantes quanto a aprovação de uniformes, marcas, apólices de seguros, metas de NPS, evidências e aspectos de sustentabilidade entre tantos outros.

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009 - Tecnologia & Inovação. Como assim são diferentes?

Inovação é utilizar a tecnologia para um resultado sócioeconômico sustentável. Um produto ou serviço para ser considerado inovador deve apresentar resultados que sejam economicamente viável, socialmente justo e sustentável.

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008 - Cadê a roupa que estava aqui?

Então, se existe a possibilidade da roupa simplesmente “desaparecer” na frente de nossos olhos, nos leva a buscar, as vezes empiricamente, os responsáveis nas várias etapas que a roupa cumpre …

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007 - Cadê a roupa que tava aqui?

*Marcelo Boeger & Roberto Farias Roberto Farias: Prof. Boeger, me responde por Deus se eu não estou perdendo o juízo. Sempre que me aproximo das rouparias ou até da hotelaria escuto vozes que parecem ecoar nos meus ouvidos: - Onde está a roupa que estava aqui? - Como está faltando se no último inventário tínhamos x mudas? - Será que foi evasão? Devo procurar um otorrino ou um psicólogo? Quem sabe um psiquiatra? Boeger: Prof. Roberto, essas são as perguntas de um milhão de dólares da hotelaria... Veja, a roupa se movimenta, viaja diariamente para lá e para cá... essas perguntas ressoam nas rouparias e corredores de hoteis, resorts, pousadas, hospitais e lavanderias há muitos anos. O fantasma do inventário passado nos assombra e tanto que queremos acreditar que foi contado todas as peças na totalidade para que possamos tomar as melhores decisões sobre controles, compras, aquisições etc. Roberto Farias: Prof Boeger, então, se existe a possibilidade da roupa simplesmente “desaparecer” na frente de nossos olhos, nos leva a buscar, as vezes empiricamente, os responsáveis nas várias etapas que a roupa cumpre - da rota suja até a rota limpa: entre veículos, rouparias, prateleiras, gaiolas e o processamento das roupas. Podemos, porém, diferenciar que a probabilidade de desaparecer é muito maior na rota limpa do que na suja. Boeger: A roupa não desmaterializa. Mas para continuar a existir como “Ativo”, a roupa depende da observação de diversos elementos desde seu correto uso a seu adequado processamento dentro das lavanderias industriais e nos processos de distribuição e coleta. À primeira vista, para alguém que não atua neste mercado, pode parecer um controle muito simples e elementar, mas o controle de enxoval no mercado profissional passa por inúmeros elementos que afetam seu desempenho, controle e obriga a seu gestor, em buscar pelo conhecimento de seus possíveis comportamentos, diante de tantas variáveis existentes para tentar prever seu uso, sua vida útil e o seu desempenho. Roberto Farias: Sim. Além do perfil de consumo de cada tipo de cliente, da boa performance do algodão e do poliéster, da composição físico-química da água que processa a roupa, dos equipamentos da lavanderia, dos produtos químicos minuciosamente escolhidos para um melhor desempenho e de toda logística por trás das peças, necessária para dispor a roupa certa, ao cliente certo, no momento certo... Boeger: Ou seja, mais do que qualquer outro elemento, a gestão correta do enxoval e o conhecimento necessário sobre seu dimensionamento afeta um ativo importante, caro e de um controle minucioso e necessário, de impacto direto na qualidade dos serviços: seja em meios de hospedagem como nas Instituições de Saúde. Roberto Farias: É necessário reunir estes elementos todos e trazer aos gestores os seguintes aspectos para que possam contribuir para: • Fundamentar conceitos sobre fibras e classifica os tecidos visando aumentar a compreensão sobre sua utilização e limitações impostas por sua origem, • Transcrever as vivências profissionais em diversas perspectivas de gestão de enxoval e do processamento de roupas, • Relatar casos de uso na Hotelaria (meios de hospedagem) como em Instituições de Saúde • Apresentar tendências, ideias e sistemas de controle, Boeger: Quando falamos de roupa, hoteis e hospitais bem dimensionados, não falta e nem sobra. Suas rotinas agregam valor no atendimento, aumentam a segurança, reduzem custos e desperdícios em toda cadeia que a roupa participa: da aquisição ao descarte. Roberto Farias: Isso daria um belo nome para um livro...

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006 - EVASÃO DO ENXOVAL - PROSA COM OS MESTRES ROBERTO FARIAS E MARCELO BOEGER

Mais uma boa prosa com os Professores Marcelo Boeger e Roberto Farias. Roberto Farias: Oi, Boeger, vamos falar sobre evasão e taxa de evasão? Acho esse tema de grande importância pois tenho uma opinião de que alguns métodos não são adequados para medir este número. O que você me diz? Boeger: Sim, este e um tema que assombra os gestores das áreas e tem muitas causas. Desde o roubo, a subtração de um ativo pelo cliente, colaborador ou prestador de serviço até evasão causada pela transferência e remoção, podendo ser evadida em uma troca pela lavanderia, na entrega para um hospital errado ou ainda em uma situação de óbito, quando não se utilizada a famosa “mortalha” e os lençóis que estão com o paciente que faleceu, envolvendo seu corpo, (lençóis de cima e de baixo) acabam indo para o necrotério e retirados pelo serviço funerário para fora do hospital.

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005 - PEÇAS E ARTIGOS HOSPITALARES NA LAVANDERIA - PROSA COM OS MESTRES ROBERTO FARIAS E MARCELO BOEGER - Lavando roupa suja

Roberto, acho incrível a quantidade de artigos, peças e objetos que chegam, por engano, junto do enxoval a ser processado, nas lavanderias hospitalares. Este é um fator que causa transtornos tanto para o hospital como para a lavanderia. Sinto as vezes, que as peças são simplesmente devolvidas dentro da rotina, sem seu devido registro ou notificação. Ou seja, uma oportunidade perdida para ajustar um processo falho na coleta ou nas áreas geradoras. Roberto: Exatamente, a maioria não registra nem o fato das peças e objetos chegarem com a roupa e tampouco formalizam a entrega. O registro pode contribuir para que a gestão do hospital faça uma revisão dos processos antes, durante e após os procedimentos realizados.

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004 - CLOREXIDINA E CLORO NA LAVANDERIA: O QUE ACONTECE NA REALIDADE? - PROF ROBERTO FARIAS E A PROSA CONTINUA

Determinar a concentração mínima de NaOCl que provoca a mudança de cor, a formação de precipitado, caracterizar o precipitado resultante e identificar e conhecer os fatores dessa reação na roupa da hotelaria, serviços de saúde ou na lavanderia.

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003 SLA - PROSA COM OS MESTRES ROBERTO FARIAS E MARCELO BOEGER - 003 SLA Service Level Agreement

Roberto Farias: Vamos falar hoje de SLA? Boeger, na sua visao, quais são os pontos críticos para inclusão de SLAs nos contratos com as empresas terceirizadas? Boeger: Na minha opinião, um SLA bem-feito deve atender a dois elementos: Atender as necessidades do cliente (contratante) assim como a capacidade de entrega do prestador (contratado). Entendo que um SLA deve medir o desempenho de um determinado período e não ficar medindo cláusulas contratuais. Também entendo que os critérios que regem a forma de avaliação devem ser muito bem equacionados entre as partes para que se tenha confiança nos resultados. E a sua? Roberto Farias: Entendo que para preparar e dimensionar um SLA é necessário descrever a tarefa e determinar o que deve ser cumprido. Saber o que é não conformidade e o que é conformidade dos serviços.

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002 DANOS NO ENXOVAL - PROSA COM OS MESTRES ROBERTO FARIAS E MARCELO BOEGER

Mais uma prosa... RF: Danos no enxoval... quais os riscos na lavanderia? Boeger: Vários...a começar tendo que explicar ao contratante que a mancha ou o dano não ocorreu necessariamente na lavanderia. Mas possivelmente dentro da própria operação do Hospital ou do Hotel... Uma boa gestão nesta direção tem a capacidade de aumentar a vida útil das peças. RF: É verdade. Os mais comentados como vilões são os produtos químicos. Talvez por serem os mais comuns na linguagem popular. Todo mundo lava roupa.

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001 VIDA ÚTIL DO ENXOVAL - PROSA COM OS MESTRES ROBERTO FARIAS E MARCELO BOEGER - 001 - ENXOVAL HOSPITALAR

Como pensam os mestres Prof. Roberto Farias e Prof. Marcelo Boeger sobre: como é possível garantir maior vida útil ao enxoval têxtil, seja ele hoteleiro ou hospitalar?

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